quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Sobre o blog Linux no ClassmatePC

Esta iniciativa busca aproximar toda a comunidade de software livre em torno do ClassmatePC. O CMPC é a proposta da Intel para notebooks voltados a educação. É baseado em arquitetura x86, o que torna simples a instalação de qualquer distribuição Linux. Assim, surgiu a idéia de testar o máximo de opções possíveis.

Assim, a equipe do CMPC colocou a disposição algumas unidades que poderiam ser testadas e doadas a comunidade. Aqui também teremos um canal entre algumas distribuições comerciais, que desenvolveram versões adaptadas para o CMPC, e a comunidade. Estas são algumas das pessoas que receberam um CMPC:

Piter Punk: desenvolvedor Slackware, que possui uma das maiores comunidades no Brasil. Além de ser palestrante nacionalmente conhecido, é fascinado por lowtech, e aceitou trocar seu Libreto pelo CMPC por suas apresentações. Se você está interessado em ver o Slackware rodando no CMPC, convide-o para seu evento :)

Marcos Pitanga: autor, é reconhecidamente um expert na área de Clusters baseado em Linux, tendo trabalhado por exemplo em projetos na Petrobrás. Também é pai de Arthur, de três anos, e casado com Natalia, que é pedagoga, e estará contando como o Arthur está indo com seu notebook. Atualmente, estão usando Mandriva como distribuição.

Ana Carolina: voluntária do projeto Debian-PR, representa outra grande comunidade de software livre brasileira. Além de seu trabalho no Debian, é co-coordenadora do Linuxchix Brasil. É mãe do André, de 13 anos, e como era de se esperar, estão utilizando Debian.

Este blog tem duas fases. A primeira é a instalação da distribuição preferida/escolhida por quem recebe. Aqui eles contam os problemas encontrados, soluções, configurações específicas e o que mais quiserem. Na segunda fase, serão avaliados o dia a dia com o CMPC, com mais atenção a testar aplicações educacionais. Nesta parte o foco muda do adulto para as crianças e adolescentes que receberam o CMPC, e vamos ter diretamente deles quais são suas impressões.

Aviso de Isenção de Responsabilidade

As opiniões publicadas aqui e em quaisquer comentários são as opiniões pessoais de seus autores, e não necessariamente refletem as opiniões da Intel.

Todos os nomes e marcas registradas da Intel são marcas registradas da Intel Corporation nos Estados Unidos e em outros países. Outras marcas e nomes podem ser propriedade de outras empresas.

Nenhum comentário: