segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Educando com Software Livre


O que observamos que através dos jogos educativos cria-se um ambiente gratificante e atraente servindo como estímulo para desenvolvimento integral do Arthur Marcos. E é possível à criação do ambiente de ensino aprendizagem, somando as vantagens que os jogos trazem como entusiasmo, concentração, memória, visual, auditiva, orientação temporal e espacial, coordenação motora (tamanho, cor, detalhes, forma, posição, lateralidade, raciocínio lógico, matemático, planejamento e organização).

Quando a Informática Educativa é bem planejada, a criança só tem a ganhar ao trabalhar com jogos, ou qualquer outro tipo de software que lhe de condições de desenvolvimento e respeite o seu processo de crescimento. Não podemos deixar de citar a suma importância dos pais de ter um preparo para motivar a explorar, refletir e descobrir tudo aquilo que a tecnologia oferece, cabe ainda sabermos selecionar softwares adequados para o seu desenvolvimento de atividades utilizando as ferramentas que estão disponíveis no computador, tornando assim as atividades mais inovadoras.

A presença dos pais ou professores serão sempre necessárias no processo aprender. O computador é apenas uma grande ferramenta de trabalho auxiliar nessa tarefa. Pai e professor, orientando, encurtando os caminhos, utilizando métodos diferenciados, incentivando as brincadeiras de campo. Nunca poderão ou deverão estar ausentes as presenças dos responsáveis na educação é fundamental pois, sem essa troca, não há educação.

Quando estamos no computador com o Arthur Marcos nós ensinamos, ou melhor, brincamos de um modo que ele não percebe que esta estudando, não existem as obrigações explícitas comuns do aprender, então tudo é como diversão.

O que o Arthur adora fazer:

Explorar, de ser desafiado, de desenhar, de objetos que se movem, de música, de sons engraçados, de fantasiar as coisas, de animais engraçados, de ver como as coisas funcionam, de ver o que as outras crianças estão fazendo, de ensinar a outras crianças, de ouvir histórias, de ter a atenção de alguém mais velho, de objetos estranhos, de brincar de construir alguma coisa, de observar formas curiosas e de não ter obrigações.





Nenhum comentário: