quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Análise completa e detalhada do CMPC no GuiaDoHardware.net

O Guia do Hardware é um dos maiores e mais visitados sites de tecnologia do Brasil. Com milhares de visitas diárias, os usuários podem buscar ajuda nos textos técnicos e detalhados, nos fóruns de discussão ou baixando a Revista do GuiaDoHardware.

O Guia publicou uma série de artigos analisando o ClassmatePC a fundo - mesmo.


A análise se divide em três partes:

Parte 1: "O Intel Classmate é um mini-notebook voltado para uso na educação, concorrente direto do OLPC. Ele utiliza um Celeron de 900 MHz, com 256 MB, 2 GB de memória Flash, usada como espaço de armazenamento, wireless, portas USB e uma tela de 800x480. Você pode notar que esta é a mesma configuração do Asus Eee e isso não é mera coincidência, já que o Eee é uma versão de consumo do Classmate, voltado para o público em geral. Se você está interessado no Asus Eee, esta análise também será do seu interesse, já que, excluindo a aparência externa, os dois são praticamente idênticos."

- Apresentação
- Tela, armazenamento e Bateria
- Windows ou Linux?

Parte 2: "Continuando a análise do Classmate, vou falar agora um pouco sobre a instalação do Linux, abordando as peculiaridades da instalação (já que ele não possui CD-ROM e temos apenas 2 GB de espaço de armazenamento) e também dicas de como aproveitar melhor os recursos do aparelho."
- Apresentação
- Preparando o Pendrive
- Instalando o Kurumin
- Dicas Gerais
- Instalando o K/Ubuntu
- Mandriva no ClassmatePC

Parte 3: "Apesar de ter nascido como um mini-notebook destinado ao uso na edução, a arquitetura de baixo custo do Classmate tem tudo para dar origem a uma nova classe de PCs ultra-compactos e de baixo custo, que devem se popularizar rapidamente ao longo dos próximos anos. Nesta terceira e última parte da análise, veremos mais detalhes sobre a arquitetura interna do Classmate e sobre os componentes usados."
- Apresentação
- Hardware parte 1
- Hardware parte 2

Cada série possui seu espaço no fórum para comentários e questões. Assim como este blog também está aberto para isto!

Nenhum comentário: